entidade promotora:

Engenho & Obra
 
   A Aventura do João…    

Olá a todos,

Alguns de vocês sabem, outros não. Eu estou em Angola a filmar um documentário chamado "Viver ao Sul". Esta tem sido uma viagem fantástica por um enorme mar de sentimento e de emoções. São inúmeras as histórias pelas quais tenho passado, acho que preciso de 48h para contar o que passei em cada 24h. Tenho tido a hipótese de viajar a uma África profunda, percorrendo km's em inúmeras picadas (estradas de terra batida). Espero que nas imagens que vos enviou consiga transmitir alguns destes momentos. A estadia na Casa do Gaiato em Malange tem sido algo de fantástico, o amor que as crianças órfãos nos transmitem é fenomenal. A alegria entre eles é tanta que não conseguimos perceber as histórias tristes de cada um deles. É este contacto com eles o que até agora eu tenho de mais profundo desta viagem. É que isto mexe.

Temos conseguido manter em Angola um enorme ritmo de trabalho, conseguindo ultrapassar as dificuldades que Angola normalmente apresenta a quem quer fazer coisas num curto espaço de tempo. Ontem por exemplo depois de mais de 20 km de picadas, chegamos a uma escola perdida num Sanzala e não estava lá ninguém, nem professor nem alunos para filmar... Então em 20 minutos fomos buscar o professor e convencer 30 alunos a irem buscar as batas a casa para podermos filmar, passado pouco tempo estávamos a gravar uma Aula de matemática onde 23+11 dava o resultado de 44... :-) Temos tido guias fantásticos que se tem esforçado imenso para conseguirmos filmar tudo aquilo que queremos. A simpatia do povo Angolano também é algo de indescritível! Às vezes dou por mim a ouvir: - Amigo! Amigo! Tira Foto a mim! Tira foto a mim! E é uma enorme alegria os momentos em que a seguir mostramos as fotos às crianças (e aos adultos)
 
Neste preciso momento estou em Malange no prédio dos CTT a utilizar o Paint para conseguir reduzir o tamanho das fotos para as poder enviar, a internet em Angola é cara e lenta. Em anexo envio um texto escrito pelo meu companheiro de viagem, José António Passos, que é o realizador deste trabalho.

 

Malange, 17 Setembro 2009
João Tocha

« VOLTAR